quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Eliot


Em verdade fui ontem à casa de uma pessoa queridíssima que me emprestou um livro - “Carol”, de Patrícia Highsmith. Neste, li uma citação do poeta modernista que deu nome a este blog, o Eliot, e que dizia assim “Não é isso absolutamente, Não é isso que eu quis dizer, em absoluto”. Verso, este, que me chamou muito a atenção, não só por resumir os breves-acontecimentos-contemporâneos-banais da minha vida, mas pelo aparente “vazio” das palavras. Palavras que, inevitavelmente, têm me preenchido e me abastecido de perguntas. Mas quem se “interessa” por mim? Vamos ao Eliot...
Thomas Stearns Eliot é um dramaturgo e poeta modernista nascido nos Estados Unidos, em 1888. Aos 22 anos Eliot escreveu um poema chamado “The love song of J. Alfred Prufrock” (A canção de amor de J. Alfred Prufrock) que narra um conflito interno de um homem de meia idade, aparentemente - Alfred Prufrock - no qual ele fala sobre a sua falta de movimento, as oportunidades e amor não atingido.
O poema é denso e tem uma beleza triste, pra quem se interessar, vale a pena conhecer (inteiramente):
“(...)
...E valeria a pena, afinal,
Após as chávenas, a geléia, o chá,
Entre porcelanas e algumas palavras que disseste,
Teria valido a pena
Cortar o assunto com um sorriso,
Comprimir todo o universo numa bolaE arremessá-lo ao vértice de uma suprema indagação,
Dizer: "Sou Lázaro, venho de entre os mortos,
Retorno para tudo vos contar, tudo vos contarei."
— Se alguém, ao colocar sob a cabeça um travesseiro,
...Dissesse: "Não é absolutamente isso o que quis dizer,
...Não é nada disso, em absoluto."

Eliot.


2 comentários:

  1. Atyprincess! Voce realmente é uma pessoa muito versátil! E não é a toa que seu nome foi escolhido com todo carinho pela sua Família! Sucesso sempre sempre e sempre em toda sua vida: Com todo carinho! Tia Madá. Seu blog está simplesmente MARAVILHOOOOOOOOOOOSO! Fiquei feliz por ter sido uma das primeiras a saber deste blog!

    ResponderExcluir
  2. Quem é essa pessoa que você foi na casa?
    E, ei gatinha, eu me interesso por você, gosto mais de você do que você gostou do verso de Eliot. (L)

    ResponderExcluir